e com a palavra...

20 de novembro: Porque devemos comemorar


Em 20 de novembro de 1695, o último foco de resistência foi vencido e Zumbi, o general negro e rei de Palmares caiu sob o jugo do bandeirante Domingos Jorge Velho. Mas uma batalha perdida nem sempre significa que a luta terminou. Hoje a data serve de lembrança, aviso e estímulo às novas gerações.

Muito se avançou no que se refere à igualdade racial no país. Fato. No entanto, há os que ainda se opõem às políticas de reparação, como as cotas específicas nas universidades. Ora, uma população alijada de seus direitos por séculos e que, mesmo depois de uma libertação física, ainda sofreu e sofre diariamente com a incerteza social, a desigualdade econômica e cultural tem motivos de sobra para desconfiar também.

Ainda não é seguro dizer que os olhares atravessados se extinguiram. Ainda há muito que se conquistar. Daí vem a importância desse dia 20 de novembro. Mas como uma data que, a priori, lembra uma derrota da raça pode ser motivo de orgulho? Talvez pelo seu caráter simbólico, que transcende o resultado que as reduções históricas dão àquela derrota em Palmares, no século 17.

Por não se tratar de uma derrota covarde, e sim de um ato de resistência. Aliás, o povo negro não tem feito outra coisa desde que chegou às Américas senão resistir. Seja correndo pela vida nas capoeiras, seja se esgueirando nas ruas das grandes cidades. É a razão maior de sua existência - resistir. E por isso devemos nos orgulhar e parar, ao menos nesse dia, com mais afinco, para refletir sobre nosso passado-presente guerreiro.

E ponderar, nesse meio-tempo, maneiras de tornar essa resistência mais efetiva, sem abrir mão da objetividade necessária que nos conduza, a todos, sem exceção, a uma convivência harmoniosa entre as etnias. Portanto, considero válida qualquer comemoração que leve em conta essa lembrança de bravura que só tem a acrescentar à nossa história.

(Artigo inicialmente publicado no Diga, Salvador)

Comments :

0 comentários to “20 de novembro: Porque devemos comemorar”

Postar um comentário

deixe aqui sua colaboração e faça este blog valer a pena